Todos temos um modo de falar, agir e de expor nossas ideias. O modo de nos expressar foi se formando de acordo com nosso cotidiano, influenciado por uma variação infinita de fatores. No Visual Merchandising, não é muito diferente.

Ele nos oferece uma linguagem ampla e criativa e deve conseguir capturar as tendências para termos uma comunicação comercial eficiente, não só na vitrine, como no ponto de venda como um todo.

Criou-se então para o Visual Merchandising uma tipologia, que encontra e define diferentes categorias em um sistema de classificação.

São demonstrações de modelos  no  Visual Merchandising que podemos criar e esquematizar, mostrando que podem ter um lado fixo e um outro variável.

No caso da tipologia de vitrines através de muito estudo e pesquisa, criaram-se onze categorias  de  expressão:

  1. Merchandising
    Produto como decoração, forma e fundo se confundem;
    Múltiplos vistos pela multiplicidade de produtos;
    Manequins em série.
  2. Sequencial
  3. Barroca
  4. Materiais
  5. Geométrico
  6. Tipografia, desenhos, HQ
  7. Arte como inspiração
  8. Flora e fauna
  9. Grandes temas
  10. Luz e néon
  11. Evento

Mas para que serve isto, afinal de contas?

Toda esta classificação nos permite entender que podemos basear a construção de nossa vitrine de variadas formas.

Ela pode descrever, comparar, interpretar, encenar comportamentos atuais ….
Por se tratar de amplos e ricos  conceitos, abordaremos aqui neste artigo a tipologia mais presente, que é a do merchandising:

–  Merchandising produto:  define e estuda uma abordagem de exposição que exponha o produto no local certo, na quantidade exata e no momento certo. A cenografia se tornará complementar.

peça exposta sem manequim
Lojas Fazzini em MIlão

Múltiplos vistos pela multiplicidade de produtos:  o produto  se repete sequencialmente, podendo alterar a cor , tudo isto para causar um impacto relevante a quem o vê.

Loja da Pantone

–  Manequins em série:  Eles são utilizados em série com toda a diversidade de cores e formas que possuem hoje, tudo isto para reforçar a exposição  do produto.

"] VALENTINO,Mirabilia Romae, Rome,Italy,presents: "The Capsule Collection".

A tipologia sequencial  é uma narrativa , conta uma história através de uma sequência.  Toda vitrine deve ter uma história, algo que faça parte da conversa das pessoas e assim as faça identificar-se com a sua marca.

É uma narrativa única, lançando mãos de diversos recursos impactantes como cores, texturas e  formas.

O que pretendo destacar é  que tipo de linguagem você usará para atrair seu cliente?
E então, com qual tipo de vitrine você vai encantar seu cliente hoje??

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